Dicas de como usar o blazer curto no verão carioca

28/10/2012 17:10

Esta semana, Ricardo Almeida, apresentou o seu primeiro fashion show em terras cariocas, com um casting de atores globais , estratégia na qual investe com sucesso, desde suas ultimas temporadas no SPFW. Coordenadora de Moda, Melina Dalboni comentou o desfile e os principais looks.

O estilo "casual" é aposta certa. Nada mais a cara da cidade. O blazer em linho é curinga. Levíssimo, sem forro e "cropped" (curto) - quase uma camisa. Tal peça em algumas possibilidades de cores e muitas combinações, "desencareta" o uniforme básico de bermudas, jeans e camisetas de verão.

Brogues e Oxfords, com cara de usados e molengos, confirmam a onda "sem meias" e dão opções menos óbvias do que os tênis. A polo verde de Caio Blat, é tendência, mas a tag "cool" vai para Paulo Vilhena, que encara o decote que já foi polêmico - "deep V-neck" - em perfeita harmonia com o blazer salmão. Destaco: os cordões discretos no pescoço e pulseiras da vez - na medida certa.

Acima o look que, na opinião deste blog, tem o mix ideal, a pegada "tô nem aí" do menino do Rio, que embora muita gente diga o contrário, gosta de moda, desde que nada atrapalhe o seu "suíngue".

Adorei os blazers e resolvi buscar na coleção, as possibilidades de misturas, apenas como um norte, como dicas, partindo de peças básicas misturadas com as tendências. Importante: você necessariamente não precisa ter todos os looks, sacou? Use a imaginação. Vamos lá.

O blazer salmão pode ser combinado com polos mais ousadas. Para equilibrar o todo, os jeans devem ser menos destruídos o que não impede efeitos de lavanderia como os amassados. O sapato estilo brogue em versão super casual e sem meias, dá o acabamento descolado. Brogue? Sim o de "furinhos" que se chamam "brogueing", mas isto será um post especial.Importante: o Oxford é o sem os buraquinhos.

 

Para momentos um pouco mais formais, o blazer em tom de azul índigo, pode ser usado com camisas xadrez por fora da calça, ou a camisa em linho azul, um tom abaixo, como a do Edson Celulari, no desfile. Quer ousar? Aposte no decote V, em tom de laranja ou vermelho, como a do ator Sergio Maroni, também desfilando no Fashion Mall, a coleção Ricardo Almeida.

Quer mais equilíbrio? As polos em tons de azul são a companhia perfeita.Uma dica: assuma a cor e dispense as opções em branco, nas montagens abaixo.

Com a parte de cima do look mais comportada, pode caprichar na escolha dos jeans mais detonados.

 Agora é hora dos sapatos estilo Oxford - sem furinhos (brogueing), em tons de marrom que combinam com todas as possibilidades mostradas acima. Ah, os cintos? Todos devem ser  nos mesmos tons do sapato, mas nada "combinandinho".

Mas se você tem corpão, dispense-os, faça jus às suas abdominais de todos os dias. Abaixo a montagem que é um investimento seguro, dá margem para um look super casual, mas pode ficar um pouco mais séria. Lá vai a receita:

1 - O tom do blazer - indigo - combina com tudo, por isso a cor e estilo são um bom inesvtimento.

2 - Com jeans mais desgastados e polo em tom vibrante, pode ser mais relax.

 

 

 3 - A calça escura com a camisa casual em linho - Edson Celulari - dão um acabamento mais comportado ao visual blazer e jeans. E, para arrematar os dois estilos com o mesmo blazer? Brogue sem meias mais comportados e o bom tenis branco - olha ele aí - com cara de super usado (isso não significa sujo e destruído) para ficar relax e cair na pista... sem o blazer, é claro.